Rua Afonso de Albuquerque, 23 B, Venteira - 2700-013 Amadora

• Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Extrações Dentárias

A exodontia ou extração dentária é a remoção ou “retirada” um dente. A extração dentária é considerada uma pequena cirurgia.

Antes de extrair um dente, é feita uma revisão completa no seu histórico médico e dentário e  radiografias necessárias. As radiografias revelam o comprimento, formato e posição do dente e osso adjacente. Com base nessas informações, será avaliado o grau de dificuldade do procedimento.

Tipos :

Extração Simples – Este procedimento é feito em dentes que podem ser vistos na boca. Na extração simples, uma vez que a área é anestesiada, o dente é descolado do osso com um tipo de alavanca, e então extraído com um fórceps (boticão) dentário. Terminada esta etapa, pode-se optar por fechar a área com pontos (sutura) cirúrgicos.

​​Extração Cirúrgica – Este é um procedimento mais complexo, o qual é utilizado se o dente puder ter interrompido na linha da gengiva ou não entrou em erupção (incluso) na boca.

O dente do siso: Os dentes do siso ou terceiros molares são os últimos dentes a nascer ou erupcionar. É por vezes também conhecido popularmente por “dente do juízo”, em alusão à maturidade que é alcançada com o natural evoluir da idade, nascendo por volta dos 17-21 anos de idade, embora possa continuar até os 25 anos.

Temos 4 dentes sisos, 2 superiores e 2 inferiores que nascem de forma aleatória, e ficam localizados atrás de todos os outros dentes, no término das arcadas dentárias em ambos os lados. O tempo que o dente demora a nascer depende em parte do espaço existente nessas áreas.

Quando o siso começa a sair, na maioria das vezes, ele atrapalha a arcada dentária por ter um tamanho incompatível com o restante dos dentes.

Por não ser visível na boca, a maioria das pessoas desconhece ou ignora a existência do dente siso incluso, o que faz aumentar, a cada ano, os riscos de complicações na saúde em decorrência do siso. Por termos hoje uma alimentação mais pastosa, o homem possui uma arcada dentária menor ao contrário de seus ancestrais, que tinham todos os dentes sisos e uma dieta mais sólida que os obrigava a exercitarem mais a musculatura da mastigação".

Em alguns raros casos, o dente nasce de maneira harmoniosa e a retirada não é necessária. No entanto, grande parte dos pacientes tem problemas, especialmente se parte do siso fica encoberta pela gengiva, causando uma inflamação chamada Pericoronarite ou infeção pericoronária.

Nas situações em que ocorrem problemas na erupção do dente do siso, sintomas como dor forte,  abscesso, assim como limitação ao abrir a boca (trismo) e mau-hálito (halitose) são comuns ocorrerem. Presença de dor de cabeça ou enxaquecas, dores nos maxilares e, por vezes, provocar também dor de ouvido, também são relatados por alguns pacientes.

Posicionamentos dos sisos:

Por vezes, o siso fica incluso ou semi-incluso. Isto ocorre quando não se verifica a natural erupção do siso, ficando o dente impactado e torto, ou mesmo retido dentro do osso maxilar.

Angulado
Semi-incluso
Horizontal
Vertical

Cirurgia para extração do siso

A cirurgia para extração do siso poderá ser mais ou menos complicada consoante o seu grau de impactação, posição na arcada e forma e tamanho das suas raízes. A cirurgia não dói, pois é efetuada sob anestesia local que hoje em dia é bastante eficaz.

É necessário também, muita cooperação do paciente no controle da ansiedade, que pode ser ajudado com medicações para relaxar e na abertura de boca, pois se trata de uma área de difícil acesso ao médico dentista.

A cirurgia dura em média 40 minutos ou mais, depende da implantação e posicionamento do dente e o acesso é sempre por dentro da boca. Cerca de 12 horas após a remoção, por causa da força aplicada sobre o dente, é normal aparecer um inchaço que dura de 3 a 4 dias. Nesse período, é importante ingerir líquidos e alimentos frios, para diminuir o inchaço e o sangramento, comer alimentos pastosos e macios, pelo menos nas primeiras 24 horas.

É muito importante tomar a medicação prescrita de forma correta, evitando a ingestão de álcool para não interferir no efeito dos mesmos, para além de evitar fumar e redobrar os cuidados de higiene oral, usando escova dentária, que tenha cerdas muito macias e próprias para o efeito, para evitar o risco de lesão gengival na área de cicatrização.

Riscos, complicações da exodontia dos sisos:

Um dos riscos que pode acontecer, é a possibilidade de lesão do nervo dentário, causando parestesia que se traduz numa perda de sensibilidade e sensação de formigueiro e inchaço, sintomas parecidos com a sensação de anestesia mas menos pronunciada. Esta parestesia é reversível, no entanto, pode durar dias, semanas ou meses a passar, consoante o grau de lesão do nervo dentário. Caso se verifique mesmo um corte ou secção completa desse nervo, então ficamos perante uma situação mais grave correspondente a uma paralisia da área afetada.

Raramente, mas pode haver fratura da mandibula, por força excessiva e/ou osteotomia (remoção de osso) que a cirurgia pode envolver.

Após a extração do siso, e à imagem de qualquer outro dente, pode ocorrer uma alveolite, que é uma infecção do alvéolo, ou seja, no interior do espaço ósseo deixado aberto pela remoção do dente, correspondente ao local onde as raízes estavam implantadas. Nestes casos, para além do rigor na toma da medicação e dos outros cuidados mencionados, por vezes é necessária a visita ao médico dentista para tratamento do local, que passa normalmente pela irrigação com antissético e curetagem ou raspagem do interior do alvéolo.

Importante: Procure sempre um profissional capacitado e experiente em cirurgias orais, pois este será um dos critérios para o sucesso das cirurgias dos sisos.