Dentisteria

A dentisteria é a área da Medicina Dentária que tem como objetivo restabelecer ou melhorar a estética e função dentária.

O que é cárie dentária:  É uma doença provocada pela acção de determinadas bactérias que podem originar a destruição parcial ou total do dente.

Como surge a cárie dentária: Quando ingerimos alimentos que contêm hidratos de carbono, como os doces, bolos, chocolates, gomas, etc., as bactérias cariogénicas vão decompô-los e originar ácidos que provocam a dissolução do conteúdo mineral dos dentes e consequentemente o aparecimento de lesões de cárie.

O que é restauração dentária: É a aplicação de um composto de resina com a cor do dente, utilizado para reparar um dente cariado, desgastado, fracturado ou pigmentado (amarelado) ou ainda como uma alternativa estética para as restaurações de amálgama de prata. A restauração pode ser feita em uma única visita ao seu dentista, dependendo do caso.

Tipos de restaurações:

• Diretas: É a colocaçao direta de um material restaurador na cavidade do dente, previamente preparada (a chamada obturação). O material utilizado são resinas fotopolimerizáveis (endurecem na presença da luz).

• Indiretas ou overlay/onlay/inlay:  são restaurações feitas no laboratório, e, tal como a restauração directa, tem como objectivo reparar o dente danificado. Podem ser feitas de vários materiais, resinas compostas, cerâmica etc…
    Este tipo de restauração requer mais passos, consequentemente mais habilidade do médico dentista, no seu preparo, comparativamente à restauração directa.