Rua Afonso de Albuquerque, 23 B, Venteira - 2700-013 Amadora

  212 459 346 / 939 106 191

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram

Blog

  • Oi Clinic

"Facetas Dentárias em Cerâmica": sorriso perfeito!




                                                             26 de Abril de 2020

                                          Por Dra. Janaina Braga, Médica Dentista



As facetas são lâminas finas de cerâmica que são cimentadas com cimento, por cima da superfície do seu dente natural, para corrigir pequenas imperfeições de forma, tamanho ou cor.

As facetas de cerâmica são permanentes e tem sido a solução ou artifício para quem quer dentes perfeitos. Na sua essência, substitui a porção visível (esmalte) do seu dente. Depois de intimamente unida a superfície dental, oferece propriedades ópticas, mecânicas e biológicas, semelhante ao esmalte dental.


Porém, veja os prós e contra, desta maravilha da Medicina Dentária, antes de se decidir, para que não apareçam desagradáveis surpresas, no final do tratamento.


Prós:

- Resultados rápidos - Após o diagnóstico, para confirmar a indicação, e um planeamento adequado, é feito um "mock up", que são facetas provisórias essenciais, para o paciente aprovar a função e estética dos seus novos dentes. Normalmente o tratamento é concluído em 4 semanas.

- Indolor - O desgaste é feito apenas na camada do esmalte dentário.

- Maior resistência a manchas que restaurações em resina.

- Possibilidade de personalizar a cor do revestimento de forma a ter um resultado mais próximo possível do natural.


Contra:

- Solução irreversível - Após a cimentação as facetas não devem ser removidas. O paciente deve está ciente que as facetas devem ser trocadas após alguns anos, pois como são personalizadas e protéticas, as facetas podem acabar tendo suas colorações alteradas com o passar do tempo. Isso significa que elas devem ser trocadas depois de algum tempo de uso, o que pode acontecer por volta de 5 a 10 anos.

- É um tratamento com custo elevado, se comparado a outras técnicas, devido à sofisticação da técnica utilizada, sendo considerada de última geração.

- Dificuldade de reparação em caso de fratura.


Contraindicações:

  • crianças e adolescentes, uma vez que ainda não terminaram sua fase de crescimento facial;

  • pessoas com os dentes muito comprometidos, com cáries e restaurações, ou que já possuam próteses de cerâmica ou porcelana;

  • pacientes que tem Bruxismo (rangem os dentes) ou que têm uma mordida desequilibrada.

Alguns cuidados precisam ser tomados por quem faz uso das lentes de contato, como evitar roer unhas, morder alimentos muito duros ou objetos, como pontas de caneta. O uso excessivo de bebidas como café, chá e vinho podem provocar escurecimento nas facetas, bem como o hábito de fumar. A higiene oral deve ser preservada e feita atenciosamente.



53 visualizações

Siga-nos

 

Oi Clinic 2018

Rua Afonso de albuquerque, 23 B -  Amadora

212 459 346 / 939 106 191