Preventiva

A forma mais eficaz para prevenir as doenças orais e manter o estado de saúde do corpo, necessita-se de uma higiene oral adequada.

Manter a saúde oral é um modo de evitar situações dolorosas na boca e na face, de prevenir várias situações como o cancro oral e o da garganta, as infecções orais de todo o tipo, o apodrecimento e queda de dentes, a doença das gengivas e outros problemas que podem limitar actividades normais do nosso dia-a-dia (como mastigar, sorrir, falar).

A promoção da nossa saúde oral, depende  de uma boa higiene oral e esta assenta nas seguintes orientações:

•  Lavar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, sendo que uma destas lavagens deve ser antes de se deitar;

•  Utilizar uma escova de dentes adequada, que deve ser substituída sempre que as cerdas estejam desfiadas e gastas. Com a utilização a capacidade de limpeza diminui, e não limpam adequadamente. Escovas de dente infantil, geralmente precisam ser substituídas com mais frequência, do que as escovas para adultos;

•  Utilizar dentífrico com fluoreto (1000-1500 ppm), no caso dos adultos e para as crianças usar adequado para cada idade;

•  Utilizar fio dentário diariamente, de modo a remover restos de alimentos e bactérias dos espaços que existem entre os dentes e entre estes e as gengivas (o fio dentário deve ser usado antes da lavagem dos dentes, para que a acção protectora do dentífrico seja mais prolongada);

•  Fazer refeições equilibradas, com diminuição da quantidade e frequência de ingestão de açúcar;

•  Restringir o consumo de tabaco e álcool;

•  Visitar regularmente o dentista (idealmente de seis em seis meses, mas nunca deixar espaçar mais de um ano);

•  Aconselhar-se com um profissional de saúde sobre quais os produtos mais adequados para uma correta higiene oral.

Como UTILIZAR O FIO DENTAL

1. Puxe 18 a 24 cm de fio dental da caixa de fio dental.

2. Amarre as extremidades do fio dental em seus dedos indicador e médio.

3. Segure o fio dental de forma apertada em volta de cada dente em forma de C; mova o fio dental de volta e para frente em um movimento de empurrar e puxar, para cima e para baixo contra o lado de cada dente.

Como LAVAR OS DENTES

1. Posicione a escova de dente em um ângulo de 45º na linha da gengiva. Mova a escova de dente em movimentos para frente e para trás, e repita isso em cada dente.

2. Escove dentro da superfície de cada dente, utilizando a mesma técnica para frente e para trás.

3. Escove a superfície de mastigação (topo) de cada dente.

4. Utilize a ponta de escova para escovar atrás de cada dente – para frente e para trás, com movimentos superiores, inferiores, para cima e para baixo.

5. Assegure a escovação da língua para remoção de bactérias causadoras de odor.

Não compartilhe escovas de dente. Compartilhar sua escova pode levar a uma troca de fluídos e/ou microrganismos entre os usuários, colocando-os sob maior risco de infecção. Está prática pode ser um problema em especial para pessoas com sistema imunológico comprometido ou com existência de doenças infecciosas.

Enxague suas escovas de dente com água após a escovação. Guarde sua escova em uma posição vertical, e se possível deixe-a secar bem até a próxima utilização. Caso mais do que uma escova seja guardada no mesmo porta escova, mantenha as escovas separadas evitando a contaminação cruzada.

Não existem evidências de que as bactérias nas escovas de dente possam causar doenças, mas pessoas com sistema imunológico comprometido ou com baixa resistência contra infecção devido à quimioterapia, radiação ou outras condições sistêmicas talvez precisem trocar as escovas de dente com maior frequência, higienizando-as com um enxaguante bucal antibacteriano.